O que é hipnose?


Muitas pessoas consideram hipnose como sendo um estado de sono profundo. Entretanto, esse não é o caso. Hipnose envolve induzir o indivíduo a uma condição de transe, mas enquanto nesse estado, ele está, na verdade, em um estado potencializado de vigília, onde sua atenção fica focada somente na voz e nas sugestões do hipnotista.

Nesse estado de transe, a mente consciente do indivíduo cede o controle da consciência desperta à mente subconsciente. Assim, o terapeuta pode realizar o trabalho de mudança com o paciente, oferecendo novas idéias ao subconsciente de maneira que aconteçam mudanças efetivas no seu estilo de vida e na sua condição mental/emocional. A hipnoterapia é um tipo de terapia que usa a indução ao transe como elemento principal no tratamento. Quando a pessoa está em transe, sua concentração é potencializada, o que lhe permite trabalhar com o hipnoterapeuta de forma mais efetiva para maximizar seu potencial, mudar crenças limitantes e também curar disfunções cognitivas. A Hipnoterapia tem como alvo a reprogramação de padrões comportamentais na mente da pessoa, o que ajuda a superar fobias, medos, emoções suprimidas, pensamentos negativos e uma série de transtornos mentais e emocionais.

A Sociedade Britânica de Hipnose Clinica e Experimental afirma:

'Na terapia, a hipnose geralmente propicia a pessoa a experimentar uma sensação de profundo relaxamento ao mesmo tempo em que ativa uma atenção focada e concentrada nas sugestões mais apropriadas dadas pelo terapeuta.'

Quando é mencionada a palavra ‘hipnose’ muitas pessoas instantaneamente pensam em sujeitos no palco imitando animais, fazendo o que o hipnotista manda, etc. Mas isso é conhecido como hipnose de palco e é bem diferente do lado terapeutico da hipnose.

O estado de transe que você entra durante a hipnose é o mesmo para ambas, de palco e terapeutica. A diferença, entretanto, é o objetivo. Na hipnose de palco o foco é a pessoa entrar em transe a fim de se diverdir com as capacidades de sua mente subconsciente – entretendo a audiência e criando um espetáculo. Enquanto na hipnose terapeutica o objetivo é ajudar a pessoa a conseguir progressos em sua vida: desafiando suas crenças negativas, ajudando-a a realizar mudanças que a transforme na pessoa que ela quer ser.

Uma má interpretação bem comum é que a hipnose consiste em controlar a mente das pessoas. No entanto, é exatamente o oposto – hipnose proporciona empoderamento. O indivíduo está sempre no controle e em nenhuma hipótese fará algo contra sua vontade ou princípios. Um hipnoterapeuta simplesmente é um facilitador que ajuda a pessoa em sua experiência e cura.

Hipnoterapia é considerada um tratamento bem sucedido para mudar hábitos, combater problemas relacionados a estress, depressão, fobias e várias outras disfunções cognitivas e emocionais. Além de já ter se provado extremamente eficaz no tratamento de transtornos alimentares como bulimia, anorexia e obesidade, bem como de ser eficiente no tratamento de vicios, principalmente o alcoolismo e o tabagismo.

A suscetibilidade e habilidade das pessoas para serem hipnotizadas variam bastante de acordo com os mais variados motivos, sendo os principais ligados a medos e preconceitos sobre o processo e seus efeitos. A pessoa submetida à hipnoterapia precisa ter o desejo de mudar e se comprometer verdadeiramente com o processo a fim de que o tratamento traga resultados efetivos.

Comentários

Postagens mais visitadas