LOCUS DE CONTROLE

O principio do locus de controle foi definido por Julian Rotter (1954). Este princípio trata da ideia de que pessoas tendem a acreditar que possuem controle de suas vidas ou internamente ou externamente (em relação aos outros ou a situações).


Existe, é claro, todo um espectro de identificação em relação ao "locus". Alguns indivíduos possuem um fogo totalmente interno ou externo, mas outros, irão alternar entre esses dois extremos. Por exemplo, algumas pessoas podem ser mais internas em casa e externas no trabalho.


Locus de Controle Interno: Aqueles com um maior foco de controle interno acreditam em suas próprias habilidades de controlarem a si mesmos e influenciar o mundo externo. Eles se vêem como estando em controle de seu futuro e entendem que as escolhas que fazem irão direcionar seu sucesso ou fracasso.


Eles acreditam em sua própria capacidade provocar mudanças baseado em sua habilidade de melhorar seus níveis de autoconfiança e irão procurar pela informação que irá ajudá-los a influenciar pessoas e situações. Eles geralmente são mais motivados e dirigidos pelo sucesso.


Locus de Controle Externo: Aqueles com um maior foco de controle externo acreditam que eles pessoalmente possuem pouco ou nenhum controle sobre os eventos ou sobre o que outras pessoas fazem. Eles, inclusive, acreditam que outras pessoas tem controle sobre eles e que, assim, eles não podem fazer outra coisa senão obedecer.


Pessoas com um foco externo são geralmente fatalistas. Eles vêem as coisas por uma perspectiva na qual a vida e os eventos simplesmente acontecem e há pouca coisa que eles podem fazer a respeito. Eles tendem a apresentar uma atitude mais passiva e resignada. Se eles sentem que foram bem-sucedidos em algo, mais provavelmente irão atribuir esse sucesso à sorte ao invés de a suas próprias habilidades ou talentos.


O fato é que a única coisa que temos algum controle na vida é nossas atitudes em resposta às circunstâncias e situações que enfrentamos e as escolhas que fazemos. Tire alguns minutos e reflita sobre isso.





Questões para refletir:

- Existe alguma área ou situação na sua vida na qual você está tentando ter controle mas não consegue?

- Existe alguma área da sua vida na qual você sente atualmente não realizado mas que você pode adquirir um maior grau de responsabilidade?

- Como a qualidade de seus pensamentos, emoções, hábitos ou crenças impactam nos resultados que você vem obtendo atualmente em sua vida?

Comentários

Postagens mais visitadas