A estratégia do Cartão de PARE para lidar com distorções cognitivas

O cartão de PARE é uma técnica que empodera pessoas, permitindo-as que apertem o pause, congelem o tempo e considerem as consequencias das ações que estão prestes a tomar antes de fazer uma escolha mais acertada. É uma técnica única de interação psicológica bem eficaz que pode mudar a vida das pessoas de forma efetiva.

Quão útil seria se pudéssemos, ocasionalmente, simplesmente pausar - congelar o tempo como eles fazem nos filmes - por alguns segundos e refletir sobre as consequencias das ações que estamos prestes a tomar? Se nós pausamos por um segundo a fim de pensar em como as coisas podem ficar diferentes?

Você explodiria em sua esposa ou marido tão rápido? Você gritaria com seu filho quando eles estivessem choramingando no seu pé? Seu filho pensaria duas vezes sobre brigar com os amiguinos no playground? Um membro de uma gang pensaria nas consequencias de puxar uma faca para alguém?

A técnica do cartão de PARE permite a você fazer exatamente isso, emponderando você de forma que possa quebrar hábitos negativos e respostas inconsciêntes. O método do cartão de PARE se baseia em uma idéia muito simples que pode ser usada para uma gama de problemas. Ela permite que se tenha um tempo adicional para pensar e considerar possíveis consequencias de suas ações e ajustar seu comportamento de acordo.



O caso de estudo do João Raivoso e a técnica do Cartão de Pare (Controle da raiva)

João Raivoso, um homem de 32 anos, se sentia assim com frequencia, lutando para controlar sua raiva. João usava seu celular para virtualmente quase tudo, chamadas, menssagens, email e até navegar na internet.

Ele contou uma vez que depois de um longo e estressante dia de trabalho, recebeu uma mensagem sem rodeios de um colega fazendo uma crítica ao seu trabalho. Depois do dia estressante, sua reação foi violenta e, ao invés de esfriar a cabeça antes de responder, enviou uma mensagem extremamente desaforada de volta ao colega.

As consequencias para João foram enormes. Ele recebeu uma repreensão formal do seu gerente. João então percebeu que precisava administrar sua raiva e necessitava de ajuda para aprender a pensar antes de agir.

O conceito do cartão de Pare foi apresentado a ele como uma ferramenta útil como um meio de lidar com suas reações. João recebeu o cartão para usar sempre que necessitasse pausar e refletir sobre a forma mais sábia de dar o próximo passo.

O cartão de PARE permitiu a João que apertasse o pause sempre que se sentisse com raiva. Ao ser capaz de pausar e considerar os possíveis resultados de suas ações, João começou a perceber que havia outras formas de agir que beneficiavam melhor as situações que se apresentavam de maneira bem mais positivas.

No verso do cartão que foi dado a João tinha a imagem de uma estrada com dois caminhos. Esse era o ponto chave para João reconhecer que haviam duas opções de respostas para todas as vezes que ele se sentisse sobrecarregado por sentimentos de raiva.

Depois de usar o cartão por algumas semanas, João relatou ter aprendido a visualizar de maneira mais clara os dois caminho da estrada e escolher a melhor opção antes de reagir de uma forma que poderia ser prejudicial a ele.

João relata que aplica a técnica do cartão de Pare a várias situações de sua vida onde a raiva ameaça dirigir suas reações ao invés de uma ação ponderada e mais madura. Agora ele se tornou capaz de administrar melhor suas respostas aos estímulos externos e não mais se vê reagindo precipitadamente de forma violenta como fazia antigamente.



Questões para você refletir

- Essa técnica seria útil a você?

- Quais benefícios você pode imaginar tirar do uso dessa técnica?

Comentários

Postagens mais visitadas