9 Distorções cognitivas que podem estar acabando com sua saúde emocional

Um dos principios chaves que fundamentam a Terapia cognitiva comportamental é de que os pensamentos, atitudes e crenças que nós possuimos exercem um papel crucial na forma como nós interpretamos o mundo que nos cerca e em como, subsequentemente, nos sentimos.

Então, se você se sente extremamente mal, é provável que esteja pensando de uma maneira nociva, e muito provavemlente esteja inconsciente desse processo.

Distorções cognitivas são desvios na forma de pensar que todos temos de tempos em tempos. Elas nos fazem pegar o caminho errado, tirar conclusões precipitadas e assumir o pior de determinadas situações.

Abaixo seguem as mais comuns distorções cognitivas:

1 - Pensamento Dicotômico (Oito ou oitenta): Padrão de pensamento extremista que frequentemente acarreta em emoções e comportamentos extremos. Quando as coisas são vistas como 'oito ou oitenta' nós nos vemos ou perfeitos ou um completo desastre - e não existe meio termo.

2 - Filtro negativo: Quando estamos ansiosos, nós comumente desenvolvemos uma 'visão estreita' onde focamos somente nos aspectos negativos das situações sem considerar nenhum aspecto positivo. O quadro inteiro pode ser colorido por um único e negativo detalhe.

3 - Desqualificação do positivo: Envolve processar informações por um viés específico. É um processo mental que transforma um evento positivo em um evento neutro ou negativo na sua mente.

4 - Conclusões precipitadas: Quando você faz uma interpretação negativa ou prevê algo mesmo sem ter uma evidência real que suporte sua conclusão. Essa forma de pensar é frequentemente baseada em como nós imaginamos que outras pessoas se sentem ou pensam a nosso respeito.

5 - Racionalização emocional: Quando uma pessoa acredita que o que sente automaticamente significa a verdade. Dependendo pesadamente no que sentimos como nosso guia, rapidamente nos leva para longe do caminho da verdade.

6 - Regras inflexiveis: Quando você tem uma lista de regras sobre como você e as outras pessoas devem se comportar. Aqueles que quebram essas regras o deixam com raiva e se você mesmo quebra uma dessas regras, você se sente extremamente culpado.

7 - Catastrofismo: Encarar um evento negativo sem muita importância completamente fora de sua proporção. Imaginando toda sorte de desastres como resultado de um pequeno evento.

8 - Generalização: Baseando-se em um único evento ou pessoa do passado ou presente, você assume que, no futuro, todos os outros eventos ou pessoas irão seguir um padrão muito similar. Um senso de desamparo frequentemente acompanha esse tipo de Generalização.

9 - Rotulação: Quando nós nos rotulamos baseados em nossos comportamentos em determinadas situações. Nós nos definimos por um comportamento específico (geralmente um negativo) e falhamos em considerar outras características e ações positivas.

Se você se identificou com um ou mais distorções cognitivas, a solução pode estar na sua mente inconsciente e eu posso te ajudar a encontrá-la.

Comentários

Postagens mais visitadas